quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Espetinhos de vegetais em marinada de curry, para devorar depois de um ótimo filme!

 

Para quem ainda não foi, recomendo o filme Vincere, sobre parte da vida de Mussolini e seu provável relacionamente com Ida Dalser. Em relação aos últimos filmes, depois de "O Segredo dos Seus Olhos", esse foi o que mais gostamos de assistir; atores, enredo, fotografia e trilha maravilhosos!


A receita original desses espetinhos levava páprica doce e picante defumadas na marinada, as quais, na minha versão, foram substituídas por curry - uso este. Como acompanhamento, preparei um aïoli. É um prato simples, que deve ser preparado com antecedência e possui grande impacto visual; afinal de contas, quem não gosta de comer um espetinho?!?


Espetinhos de Vegetais em marinada de Curry
adaptado daqui
Rendimento: 4 espetinhos


Para a marinada:
- 1 dente de alho espremido;
- 2 colheres (chá) de curry;
- 2 pitadas de sal;
- 1 colher (sopa) de vinagre e
- azeite suficiente para fazer com que toda a marinada cubra os espetinhos

Para os espetinhos:
- 2 batatas pequenas – a receita indicava Yukon comopossível substituição;
- 3 cebolas pequenas;
- 1 abobrinha italiana média;
- 1 cenoura média;
- 1/3 pimentão amarelo;
-  pimentas - omiti, pois não tinha, mas a receita pedia pimenta verde pequena, não muito picante, como small shishito ou fushimi
- 12 cogumelos – usei paris frescos
- sal para temperar – omiti


1. Comece preparando a marinada; misture todos os ingredientes e mexa bem. Reserve.

2. Após, prepare os espetinhos. Cozinhe as batatas apenas até que ficarem macias, mas não moles, do contrário não ficarão no espeto. Esfrie-as na água fria; após, corte-as em fatias de aproximadamente 2 cm. Corte as cebolas ao meio e depois em 4. Corte a abobrinha e a cenoura em fatias de aproximadamente 2 cm, regulando com as batatas. Corte também o pimentão de forma compatível. 

3. Coloque tudo em um refratário grande e derrame 2/3 da marinada*, mexa bem, mas com cuidado para não quebrar as delicadas fatias. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente de 30 minutos a uma hora, mesclando-os algumas vezes para garantir que todos entrem em contato com a marinada. Como não iria assar os espetinhos em seguida, decidi montá-los na hora; coloquei a marinada sobre eles, passei um papel filme e os levei à geladeira até a hora de assá-los. Acho que dessa forma é um pouco mais seguro; imagino espetar uma abobrinha depois que essa ficou meia hora marinando... :S
4. Se não o fez antes, como eu, monte os espetinhos como desejar e coloque o grill para aquecer na temperatura médio-forte. Grelhe até que tudo esteja com aquela carinha de churrasco e sirva com o resto da marinada*. 

* Como servi os espetos acompanhados de aïoli, usei toda a marinada de uma vez, regando-os enquanto grelhavam.


                                                                                                                                                  nham...

Um comentário:

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails