quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SOPA NA CANECA: beterraba assada e dedo-de-moça


Seguindo a série sopa na caneca, esta de beterraba e pimenta, além de ser preparada em alguns minutos e de se descongelar maravilhosamente bem, pode ser servida quente ou fria; perfeita para esse clima que não se decide! 

Não há forma melhor e mais prática de preparar beterrabas do que assando-as, pois ficam macias, úmidas, ligeiramente carameladas e formam um caldinho saborosíssimo. Li essa preparação em um dos livros do Jamie Oliver e desde então faço sempre assim; basta limpar bem a beterraba para retirar qualquer resquício de terra, cortá-la em quatro, se for muito grande, e colocá-la em uma folha de papel alumínio com um fio de azeite de oliva e outro de balsâmico. Feche o alumínio bem fechado e leve-o ao forno médio, pré aquecido, até que  elas fiquem na textura desejada, o que pode ser verificado ao espetá-las com uma faquinha, ainda dentro do forno. 

Nos últimos messes, assim que recebo a minha cesta, asso-as dessa forma e armazeno-as em um vidro, na geladeira, para serem consumidas durante a semana, com queijo de cabra, coalhada seca...

Quanto ao preparo da sopa, basta bater no liquidificador as beterrabas assadas, o caldo de legumes - ou mesmo água, se não tiver caldo caseiro -, e uma pimenta dedo de moça. Não tenho uma medida certa, apenas adiciono o caldo até adquirir a consistência desejada; não tem erro!

No dia da foto ela foi servida quente - sim, pois estamos em dezembro e está frio! - acompanhada de azeite e uma colher de coalhada seca.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails