quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bolinho de bacalhau; só porque é páscoa, claro!

 
Assim como a tia Carlota me ensinou a fazer o verdadeiro sagu de uvas, também me passou a famosa receita dos filhoses, tradicionais bolinhos portugueses, e esta foi a minha primeira experiência com fritura, há  -pasmem!- alguns meses atrás. Pretento reproduzi-la em breve e postar essa maravilhosa massinha com passas e cobertura de mel, absolutamente perfeita!

Bem, tudo isso para chegar nos bolinhos de bacalhau, minha terceira fritura... Até agora tudo OK; não me queimei nem queimei os bolinhos, o processo foi fácil e o resultado, absolutamente fantástico! Essa receita é muito fácil de ser preparada e os bolinhos ficam muito saborosos; Dona Maria, que preparou a receita original, ressalta apenas a importância de se usar um tipo de batata com menos água e mais amido, como a asterix ou a escovada, e de se retirar toda a água do bacalhau, para que o bolinho fique bem seco e não se abra durante a fritura. 

Ah, não poso me esquecer das lindas raízes de alho poró; vou fingir que não foi o Ebraim quem as fritou e colocá-la na segunda posição; afinal, eu estava supervisionando o seu trabalho para garantir que tudo sairia bem. Agora só falta perder o medo da panela de pressão... 



Bolinho de bacalhau
rendimento: 60 bolinhos*

- 1Kg de bacalhau em postas (sem pele), já dessalgado**;
- 1Kg de batatas Arterix;
- ½ xícara de cheiro verde picado – usei apenas salsinha;
- ½ xícara de cebola, em cubinhos;
- 2 ovos orgânicos.
 
1. Cozinhe o bacalhau e as batatas, em panelas separadas; na receita as batatas são cozidas sem a casca, mas como o intuito é controlar a umidade, cozinhei-as com casca.
2. Escorra o bacalhau para retirar o máximo de água possível e seque-os com papel toalha.
3. Escorra também as batatas cozidas e reserve-as.
4. Desfie o bacalhau e aproveite para retirar as espinhas.
5. Acrescente o cheiro verde e as cebolas ao bacalhau desfiado e misture bem.
6. Esprema as batatas ou passe-as pelo passa-verduras, e misture-as ao bacalhau.
7. Adicione os ovos ligeiramente batidos à mistura e mexa até que todos os ingredientes tenham se misturado.
8. Para moldar os bolinhos, peque uma pequena porção de massa com uma colher e utilize outra para pressionar a massa e dar a forma de quenelle (um bolinho ovalado).
9. Frite-os em óleo quente, aos poucos, virando-os no meio do processo para que fiquem dourados dos dois lados.
10. Sirva-os acompanhados de limão e cerveja, claro! ;)
 
* fiz meia receita e consegui 14 bolinhos. Podem ser congelados.
** para dessalgar o bacalhau, coloque-o de molho, no dia anterior, e troque-a, pelo menos, cinco vezes. A dica da dona Maria, para saber se o bacalhau está no ponto, é provar um pouquinho da água.



3 comentários:

  1. Oi Sabrina!
    Menina que delíciaaaaa...eu amo bacalhau e estes bolinhos estão de dar água na boca!
    Adorei seu blog parabéns.
    Abraço t+.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, Sabrina!! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de bacalhau só em forma de bolinho, Sá - fiquei aguando aqui pelos teus, que lindos!

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails