quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Biscoitos de castanha do Pará; What will be will be

 


When I was just a little girl
I asked my mother what will I be
Will I be pretty will I be rich
Here's what she said to me

Que Sera Sera
Whatever will be will be
The future's not ours to see
Que Sera Sera
What will be will be
[...]

Essa música - na voz de Dorys Day!-  não sai da minha cabeça, muito provavelmente pelo momento que estamos vivendo... Sem certezas, sem garantias, minha querida, que será, será...



Meu avô se animou tanto com as geleias e biscoitos que, logo apareceu com um papel entre as mãos e um sorizo maroto no rosto... Castanhas, farinha de trigo, manteiga, maisena, açúcar e ovo; a receita pede as castanhas já moídas, mas creio que todo o preparo possa ser feito no processador, principalmente pela sua textura oleosa.

Confesso que me preocupei um pouco com o fato de a receita não trazer dados sobre tamanho e quantidade dos biscoitos, mas baseei-me nas técnicas das receitas que já preparei, principalmente dos amanteigados, como estes lindos da Pati - que fiz com açúcar mascavo em substituição ao de confeiteiro - e no final os biscoitinhos ficaram lindos e renderam um bocado! Um boocado, de fato, é tudo o que posso lhes dizer a respeito destes, pois começaram a ser devorados antes mesmo de esfriarem; a textura se assemelha muito a de um mantecal, quebradiça e esfarelenta, mas doce e perfumada na medida certa. 


 Biscoitos de castanha do Pará

- 200g de manteiga sem sal  em cubinhos - á temperatura ambiente, mas não absolutamente mole;
- 100g de maisena;
- 200g de farinha de trigo;
- 200g de castanha do Pará moída*;
- 150g de açúcar- usei o refinado -  e
- 1 ovo orgãnico pequeno ou uma clara - usei a clara de um ovo médio.


1. Peneire a farinha, a maisena e o açúcar em uma tigela grande; adicione a manteiga e o ovo ligeiramente batido - ou apenas a sua clara -, misture tudo rapidamente e forme quatro cilindros de 50cm, aproximadamente. Embrulhe-os em papel manteiga - ou alumínio, como no meu caso - e leve-os ao freezer por uma hora.
2. Após, aqueça o forno à 180°, separe as assadeiras que serão usadas e unte-as levemente com manteiga**.
3. Retire um cilindro do freezer, desembrulhe-o e corte-o em rodelas de pouco menos de um centímetro de espessura; achate cada rodela com as costas do garfo, transfira-as para a assadeira com aproximadamente 2,5cm de distância e leve-as ao forno por 25/30 minutos, tomando cuidado para que não fiquem muito douradas, tampouco cruas. Achei bem trabalhoso transferi-las para a assadeiras já amassadas, então resolvi, a partir da segunda leva, apenas cortar as rodelas e levá-las à assadeira, com bastante espaço entre elas, e só então amassar, uma por uma, com as costas do garfo. Um trabalho muito mais prático, mas se o espaço entre elas não for o suficiente, irão se grudas na hora em que crescerem.
4. Enquanto a primeira leva assa, prepare a segunda assadeira, mas mantenha-a na geladeira até que chegue a hora de ir para o forno. Depois de assados, transfira-os para uma grade e salpique-os com um pouquinho de açúcar. Guarde-os em um recipiente fechado.

* quem tiver a oportunidade de comprá-la orgânica, como as vendidas na feira da Água Branca,  vale a pena, porque a qualidade é excepcional!

** como a receita não continha informações sobre o tamanho/quantidade dos biscoitos, dos cilindros ou das assadeiras, analisei as que tinha à disposição e decidi assá-los em três assadeiras redondas médias, de laterais baixas. Também nada mencionava sobre papel manteiga - o que pouco adiantaria, já que meu avô não costuma ter isso na despensa -, mas confiei na quantidade de gordura da massa e assei-os direto na assadeira, levemente untada com manteiga e não tive problemas para retirá-los.


Um comentário:

  1. Que biscoitinhos lindos! Adoro biscoitos com nuts, elas os deixam super saborosos. Olhando para eles não me espanto nenhum pouco por terem sido devorados ainda quentes... :)
    xx

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails