terça-feira, 27 de maio de 2014

Dukkah: delicioso, versátil, viciante!


Depois de ouvir a Nina Horta falar sobre o dukkah, fiquei fissurada. Trata-se de um condimento de origem egípcia, a base de castanhas, sementes e temperos moídos. Chuchar o pão no azeite e salpicar essa farofinha sobre ele parece ser a primeira opção de todos, mas o dukkah também fica ótimo sobre abóboras assadas, ovos cozidos, sopas, panquequinhas de legumes e legumes crus ou cozidos. Ainda quero me aventurar na massa de um perfumado pão, em um frango empanado, e até numa salada de melancia.

Achei interessante as combinações testadas nesse site, principalmente a de castanha de castanha caju, sementes de erva doce, gergelim e pimenta. A ideia de fazer alguns tipos e servir para os amigos com pães variados e azeite, ao estilo de um fondue, deixou meus olhinhos brilhando...

Um dukkah muito especial é o de coco e castanha do Pará; ele é perfeito para empanar postas de cação - ou outro filé de peixe! Deixei o peixe marinando no limão com sal, e na hora de preparar sequei as postas no papel toalha, passei cada uma em uma mistura de ovo (temperado com sal, azeite e alho espremido), retirei o excesso e pressionei cada uma sobre o dukkah. Coloquei as postas, lado a lado, em uma assadeira com antiaderente, untada com um fio de azeite; cobri com papel alumínio, levei ao forno alto por meia hora, e retirei o alumínio para dourar, por mais meia hora. Também já salpiquei essa maravilha sobre floretes de couve flor assados, um belo ovo pochê, uma salada com grão de bico crocante... Vou marcando tudo na #dukkahdecoco !


Dukkah
por Nina Horta
  • 1 xícara de castanhas (Pará, caju, nozes, pecãs, amêndoas, pistaches, avelãs... ou uma combinação delas)
  • 1/2 xícara de gergelim
  • 1/2 xícara de sementes de coentro
  • 1/2 xícara de sementes de cominho
  • pitadas de ervas secas (tomilho seco, manjerona ou  orégano)
  • sal e pimenta do reino moída na hora

Toste as castanhas no forno, por dez minutos, com cuidado para não queimarem, então deixe-as de lado, para que esfriem.

Misture as sementes e ervas frescas e leve-as ao forno por aproximadamente 4 minutos, para que exalem o perfume, mas não queimem.

Bata tudo no processador, com cuidado para não virar uma pasta; o objetivo é uma farofinha grossa. Tempere com sal e pimenta, ou não, e armazene o dukkah em um pote que feche bem, guardando-o dentro da geladeira, caso não vá usá-lo nos dias seguintes.

 
panquequinhas de legumes, quinoa e farinha de arroz, cobertas com dukkah de pistache, um fio de azeite siciliano e pimenta vermelha fresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails