domingo, 22 de junho de 2014

Pão integral de beterraba assada - para o Dia dos Namorados e para todos os dias!


O que mais gosto dessa história de dia dos namorados é ter uma boa desculpa para abrir um espumante durante a semana, junto com presunto cru, pão e um prato com frutas - figo, uva, caqui e melão são perfeitas! Mas como a produção de pães anda em alta aqui em casa, achei que um pão avermelhado seria um charme a mais na mesa, e foi!

Outra boa ideia, com um pão lindo desses, é um café da manhã especial, para o dos namorados ou para qualquer dia em que você tenha tempo para cortar quatro fatias de pão e de queijo. Enquanto eles aquecem, esprema cinco ou seis laranjas e sirva o suco naqueles copos lindos, guardados no fundo do armário, que você não usa nunca porque não vão à máquina...

 


Pão integral de beterraba
dois pães médios
  • 400g farinha de trigo integral orgânica - use a melhor que puder
  • 200g farinha de trigo branca
  • 480ml (2 xícaras) de água 
  • 1/2 xícara de purê de beterraba assada - basta passá-las pelo processador*
  • 12g fermento biológico seco
  • 25g azeite
  • 12g sal (aumente para 18g se não estiver usando beterrabas temperadas)

Peneire as farinhas para uma tigela. Note que você não quer se desfazer do farelo que vem na farinha integral, e que não passa pela peneira, então junte-o ao restante da farinha que passou por ela. A função desse procedimento é apenas deixá-la mais leve, não tão compactada; você não vai desprezar nada.
Em uma tigela grande, misture o fermento com quase toda a águe (reserve 1/4 de xícara para dar o ponto), e espere de cinco a dez minutos, até que o fermento mostre que está ativo (bolhas se formarão na superfície da água). Adicione o azeite e o purê de beterrabas, mexa e comece a adicionar a farinha, aos poucos, então adicione o sal e a água que ficou separada, até conseguir uma massa úmida, um pouco grudenta, mas possível de sovar sem muito esforço.
Enfarinhe, ligeiramente, uma superfície limpa, deite a massa sobre ela e sove-a por dez minutos, até que fique lisa e elástica. Forme uma bola com essa massa e coloque-a em uma tigela limpa, ligeiramente enfarinhada. Salpique mais um pouco de farinha sobre ela, cubra-a com papel filme, depois com um pano de prato, e mantenha a massa em um local longe de corrente de ar. Se o dia estiver muito frio, como hoje, deixe-o dentro do forno desligado ou de um armário.
Depois que a massa dobrar de tamanho, o que pode demorar de uma hora e meia a duas, enfarinhe ligeiramente uma superfície limpa, deite a massa sobre ela e divida-a em duas partes.
Achate uma das partes para formar um retângulo, então imagine-o dividido em três partes e dobre uma sobre a outra, como uma carta que tem de entrar em um envelope.  Amasse bem esse novo retângulo  e  enrole a massa  como um rocambole fino e comprido. Vire o pão de cabeça para baixo, deixando a fenda para baixo. Dobre as pontas para baixo e aperte-as, deixando o pão com um formato ovalado, e coloque-o na assadeira. Repita o procedimento com a outra metade da massa.

Salpique uma assadeira grande com farelo de trigo (ou outra farinha mais grossa, como a de milho), e coloque os pães moldados nela. polvilhe-os com um pouquinho de farinha de trigo, cubra-os com um pano de prato limpo e deixe que fermentem novamente, até que dobrem de tamanho, o que pode demorar de uma hora a uma hora e meia.
Faltando meia hora para o fim da segunda fermentação, aqueça o forno a 230°. Se for usar uma pedra de forno, coloque-a dentro dele.
Depois dessa segunda fermentação, faça cortes na superfície dos pães, com um estilete ou faca bem afiada, e asse-os por 10 minutos. Abaixe a temperatura para 200 e asse-os por mais 15-20 minutos ou até que emitam um som oco quando bater com o nó dos dedos na sua base.

Se quiser um pão com casca mais grossa, o forno tem de ter um pouco de umidade. Para isso, você pode colocar uma assadeira com água no fundo do forno, pouco antes de colocar os pães para assar. Também pode usar o truque do gelo, jogando duas pedrinhas dentro do forno quando for colocar os pães para assar, ou ainda usar um borrifador.

* Fiz o purê com beterrabas assadas com azeite, balsâmico e sal, como estas, que já estavam prontas na minha geladeira. Acho que não há problema em usar beterrabas cozidas, se elas estiverem implorando para serem comidas, mas pode ser que as quantidades de água e farinha variem ligeiramente. 



4 comentários:

  1. "O que mais gosto dessa história de dia dos namorados é ter uma boa desculpa para abrir um espumante durante a semana" - idem aqui. :D
    Eita pão bonito! Vc arrasa nos pães, Sá - o Nigel Slater fez um bolo de chocolate e beterrada outro dia na TV, tô doida pra provar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, depois da abobrinha veio a beterraba no bolo de chocolate, e esse eu fiquei com vontade de fazer... :*

      Excluir
  2. Terminei de fazer essa receita!! Usei beterraba cozida, (metade de uma beterraba média). E usei fermento biológico seco.
    Ficou um pão muito macio!!! Dividi em dois. A segunda metade dividi em alguns menores.. Em alguns coloquei aveia em flocos grossos, outros coloquei linhaça. Recheei um com uva passas, outro com fatias de beterraba e outro c requeijão... Ficaram lindos!
    Só provei um, ainda quente. Gostei demais!
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, fiquei morrendo de vontade desse de passas; imagina com ricota e mel?!? Acabei de assar uma batelada de pãezinhos de mandioquinha; como é bom fazer isso... Depois conta como ficaram com as adições! Bjo

      Excluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails